sábado, 27 de fevereiro de 2016

Uma história de vida com Fibra...na revista Mulher Criativa

Uma história de vida…com Fibra!
Nesta edição da revista Mulher Criativa, quisemos homenagear uma mulher que se tem destacado no nosso meio pela sua vontade, empenho, dedicação e perseverança ao longo dos tempos.
Este é o depoimento da nossa querida colega e colaboradora Filomena Lourenço, Educadora de infância e formadora de artes decorativas no nosso Espaço Arco-Iris.
“O meu nome é Mena, e quero partilhar algo com todos vocês:
DECIDI SER FELIZ, porque isso faz bem à minha saúde!!!”
Tenho 51 anos e de há 14 anos para cá, a minha vida mudou radicalmente. Nessa altura diagnosticaram-me Artrite psoriática. Normalmente quando se houve falar nesta doença, associa-se à pele, mas no meu caso instalou-se no couro cabeludo, unhas e tendões, destruindo-os, sendo o único tratamento a cirurgia.
Para agravar a situação, recentemente foi-me diagnosticada Fibromialgia, mais conhecida por doença invisível.
O meu dia-a-dia é planeado de acordo com a hora em que eu me consigo levantar da cama. Por vezes as dores são insuportáveis, contudo, aprendi a viver com as minhas limitações e não deixo de maneira nenhuma que as doenças controlem a minha vida, porque quem a controla é DEUS! É ELE que renova as minhas forças diariamente e que me mostrou novos caminhos.
Tenho consciência que só consigo aproveitar algumas horas do meu dia. Aprendi a escutar o meu corpo e sei que a dor é sintoma de inflamação. Nessa altura paro e descanso. O facto de estar deitada a descansar, não implica que esteja a dormir. Aproveito todas essas horas para concretizar através do computador, o planeamento de aulas, workshops, e páginas de facebook. Para tal, adaptei o “meu cantinho” de acordo com as minhas limitações, de modo a estar o mais confortável possível.
Sempre que necessário e de acordo com as recomendações médicas, experimento novas medicações existentes no mercado. Aprendi no entanto a ser prudente, visto que devido a excesso de medicação nestes últimos 14 anos, tive de retirar a vesícula, tenho uma hepatite tóxica crónica, uma gastrite, uma úlcera, entre outros problemas.
Quanto a cirurgias já foram tantas, que perdi a conta…fui dada como incapacidade para o trabalho e para exercer a minha profissão de Educadora de infância.
Com todo este panorama de desespero, os leitores poderiam achar que sou alguém triste e deprimida. Pelo contrário, aprendi que a nossa vida rege-se por CICLOS e quando iniciamos um NOVO CICLO, apesar de ser diferente dos anteriores, não quer dizer que não seja tão bom como os que ficaram para trás. Segui em frente e descobri novas paixões na minha vida!
Apaixonei-me por artes decorativas, apaixonei-me pelas pessoas portadoras de deficiência, pelos idosos, pela solidão em que algumas pessoas vivem, e todas estas novas paixões ocupam-me todo aquele tempo, em que não posso fazer aquilo que dantes fazia…
Aprendi a gostar de computadores e a partilhar com as minhas companheiras de luta, tudo aquilo que me faz ser uma doente FELIZ!
E como a vida dá muitas voltas, voltei a trabalhar na ABLA, o mesmo lugar onde há anos atrás, exerci a minha profissão de educadora de infância. Trabalho num horário reduzido à tarde , e com várias faixas etárias, incluindo crianças. Assim nasceu a Recicl’Artes.
Espero que tenham compreendido através deste pequeno resumo, porque é que eu digo que SO DEUS É QUE CONTROLA A MINHA VIDA!”
A Mena criou um grupo no facebook “Viver com Fibromialgia…Eu sei!” Este é um espaço público e acessível a todos os que precisam de conforto, informação e muito mais! O seu testemunho mostra-nos como a fidelidade de Deus se revela a cada dia, mesmo nos momentos mais difíceis. Para nós a Mena é um exemplo de coragem e empenho!
Obrigada pelo teu empenho nesta casa!

Sofia Cruz
Departamento de comunicação da Abla







Nenhum comentário: